Dormir melhor em 2023

7 dicas para dormir melhor em 2023

Já sente as noites mais frias? Saiba como escolher o melhor edredom! Leitura 7 dicas para dormir melhor em 2023 4 minutos
Para muitos portugueses com a chegada do Ano Novo, chegam também novos desafios e novas exigências, o que pode levar por vezes a sentir dificuldades em dormir e desfrutar de noites de verdadeiro repouso.

Usufruir de conforto é a melhor forma de começar 2023, por isso temos 7 dicas para dar ao seu novo ano noites mais descansadas!

dormir melhor

1. Experimente mudar de colchão

Em muitos casos, mudar de colchão é uma das melhores maneiras de melhorar o sono. Escolher um colchão de qualidade é a base essencial para dormir bem, pelo que deve privilegiar um modelo de qualidade, que assegure o máximo suporte e conforto ao seu corpo. Atualmente já existem modelos criados para o clima português e que lhe oferecem 100 noites de teste no conforto de sua casa, para que tenha a certeza de ser o melhor investimento. Não se esqueça de que uma boa almofada também poderá fazer a diferença.

2. Crie rotinas de descanso 

Ter rotinas de descanso é uma das formas de ter um sono tranquilo. Um dos aspectos mais importantes é cumprir os mesmos horários para se deitar e acordar, pois isso ajuda a que os seus ciclos do sono sejam regulares. Igualmente importante é manter estas rotinas também durante o fim de semana.

3. Pratique exercício físico 

O exercício físico provoca a libertação de endorfinas criando a sensação de bem-estar e diminuindo o stress e ansiedade do dia a dia.
Apesar de ser uma excelente forma de relaxar e se sentir bem, deve evitar praticar exercício ao final da tarde e a noite, pois o resultado poderá ser o contrário, criando dificuldades em adormecer. 

Exercícios Físicos

4. Aprenda a gerir o stress e a ansiedade

Aprender a gerir o stress e a ansiedade é um dos pontos fundamentais para o seu bem estar. Tente organizar a sua semana, delegando tarefas, rentabilizando a sua produtividade e não deixe de ter algum tempo para si, aproveitando poder fazer coisas de que gosta ou simplesmente para relaxar. 

5. Evite café e bebidas energéticas

O café e as bebidas energéticas contêm cafeína, uma substância estimulante que inibe o sono. Evite beber estas bebidas principalmente a partir do meio da tarde, se tiver necessidade de beber um café opte por descafeinado.

6. Consuma refeições leves ao jantar 

À noite as refeições devem ser ligeiras, pois um jantar pesado pode tornar a digestão mais prolongada e assim dificultar que adormeça, podendo inclusivamente fazer com que o sono seja menos profundo e agitado. Se depois do jantar continuar a sentir fome deverá comer algo leve, como por exemplo fruta da época!

7. Crie o ambiente ideal para dormir

Para ter um sono perfeito evite ter no quarto aparelhos eletrónicos, pois podem interferir com o seu momento de descanso. 

O quarto deve estar silencioso com uma temperatura amena, tendo também em conta a importância de ter boa roupa de cama Algumas pessoas referem que adormecem mais facilmente recorrendo a ruídos brancos, muitas vezes utilizados para adormecer bebés. Para completar o ambiente perfeito deverá optar por ter um ambiente escuro e também não esquecer a importância de uma almofada na qualidade do seu descanso

dormir melhor casal

CONCLUSÃO

Dormir é uma das principais ações que faz com que o nosso corpo se regenere todos os dias, pois é através dele que regularizamos o nosso metabolismo e as nossas energias sendo estes os factores essenciais para manter o nosso corpo e a nossa mente saudáveis.

Siga estas dicas para que o ano de 2023 seja repleto de noites bem dormidas.

Bons sonhos.