A importância de uma almofada na qualidade do seu descanso

A importância de uma almofada na qualidade do seu descanso

Conforme mencionámos no artigo  “Conheça as principais características de um bom colchão”, ainda que o colchão seja o protagonista de uma noite de sono tranquila, a almofada é, sem dúvida, também muito importante. Saber como escolher uma boa almofada pode evitar dores nas costas, ombros e pescoço, além de garantir mais bem-estar e qualidade de sono. Embora seja tão importante, é bastante comum que as pessoas não saibam bem como escolher o modelo ideal para o seu perfil e nem mesmo identificar o momento de trocá-la. Para evitar que isso aconteça com você, preparámos algumas dicas para ajudar a escolher a almofada perfeita. 

Escolher a sua almofada

A almofada ideal é aquela que proporciona o alinhamento do pescoço e da cabeça com a coluna, independente da posição de sono. Por isso, ela deve preencher a distância entre o ombro e o pescoço, para que ambos fiquem bem apoiados e a coluna cervical não seja forçada. O ideal é que a almofada apoie a curva lateral do pescoço, preservando a área e sustentando a cabeça e os ombros. Uma capa lavável torna-a mais higiénica.

Tipos de Almofadas

Almofadas em Espuma
As almofadas em espuma oferecem bom suporte para a cabeça e curvatura do pescoço, solidez e isolamento térmico. As almofadas de espuma, podem ser de látex ou viscoelásticas, sendo a principal diferença o facto que as de látex são mais firmes e não “afundam” tanto quando alguém se deita, voltando à sua forma original rapidamente.
Almofadas de Penas
As almofadas de penas deformam-se facilmente, mas, quando abanadas, retomam a forma. Adaptam-se à curvatura do pescoço, absorvem a humidade com facilidade e têm boa ventilação. São desaconselhadas a pessoas alérgicas.
Almofadas em Poliéster
As almofadas de poliéster têm bom apoio para a cabeça, se não compactarem demasiado com o uso, o conforto térmico e a ventilação adequada, mesmo no verão.
Almofadas Ortopédicas
As almofadas ortopédicas são constituídas por dois rolos: o mais alto para quando se dorme de lado e o mais baixo para repousar de costas. Mas são pouco eficazes, pois os movimentos durante o sono alteram a posição da cabeça, que deixa de ser apoiada pelas duas zonas de altura.
Descanse melhor na Almofada Koala

Não se esqueça de substituir a sua almofada com a frequência adequada

Por melhor que seja a qualidade da almofada escolhida, em algum momento ela vai deixar de cumprir plenamente a sua função, ocasionando dores ou rigidez no pescoço. 

Para evitar que isso aconteça, faça a troca preferencialmente uma vez por ano ou, no máximo, a cada 2 anos. 

Além de perder o formato inicial, a almofada absorve suor, células mortas da pele e cabelo e até mesmo a oleosidade natural do corpo, o que pode provocar cheiros desagradáveis e criar um ambiente propício à proliferação de ácaros.

Sabendo que a cabeça é a parte do corpo humano que mais calor liberta, alguns modelos como a Almofada Koala incorporam características que atenuam as questões referidas anteriormente, tal como a capa em algodão e fibra de bambú (removível e lavável) e a malha lateral 360º ultra respirável e anti transpirante, ajudando à dissipação do calor do seu interior e regulando a temperatura ao longo do sono.

O interior da Almofada Koala é constituído por milhares de flocos de espumas de alta qualidade que se moldam às diferentes proporções da cabeça, respeitando a curvatura natural do pescoço e da coluna ao longo de toda a noite, incluindo quando se move. Para garantir noites de sono perfeitas, não se esqueça de que, independente do modelo escolhido, a almofada deve ser de uma marca de qualidade e excelência que respeite a curvatura natural da cervical independentemente da posição de sono, como a Almofada Koala.