Alergias de Primavera: Dicas para as evitar

Alergias de Primavera: Dicas para as evitar

A chegada da primavera traz-nos dias mais compridos, sol, roupa leve e fresca. Mas, para algumas pessoas, também comichão nos olhos, nariz e garganta irritada, espirros, tosse e muitos pacotes de lenços usados.

Se é este o cenário que quer evitar nesta primavera, há várias estratégias que o vão ajudar a prevenir uma crise de alergia.

O que são as alergias

As alergias são uma resposta desproporcional do sistema imunitário ao ambiente que nos rodeia. A causa da alergia varia – seja genético, ambiental ou comportamental - sendo que a resposta alérgica pode ser ligeira ou intensa. Globalmente atinge aproximadamente um terço da população da Europa, com tendência a crescer e Portugal segue este padrão.

As causas

Nos últimos anos, devido ao aquecimento global, as plantas têm recebido doses extras de calor e dióxido de carbono o que tem aumentado a produção da flora, resultando em mais pólenes a flutuar no ar.

A crescente poluição atmosférica ajuda no seu transporte e absorção pelo corpo humano.

Mulher dorme sem alergias

É possível evitar ou reduzir a probabilidade de alergias?

Geralmente, quem tem uma alergia mais grave sabe como se proteger, porque conhece o agente ou agentes alergénios que a provocam e como evitá-los.

São as alergias mais ligeiras, como as que muita gente sofre sem valorizar, que merecem atenção. É especialmente na primavera, com pólenes no ar e ácaros nas casas que o frio não deixou arejar, que algumas dicas podem ser úteis para evitar ataques de espirros, comichão no nariz ou sensação de congestionamento nos olhos.

7 conselhos para evitar as alergias de Primavera em casa

  • Mantenha a casa devidamente arejada, mas sem excessos: ventile-a apenas ao final do dia e não durma de janela aberta. Se tiver de ser, feche-a de madrugada, por volta das 4h da manhã (hora em que os pólenes começam a flutuar).
  • Evite alcatifas e carpetes. Prefira madeira envernizada, mosaico ou superfícies fáceis de lavar.
  • Utilize colchões e almofadas recentes, pois terão potencialmente menor acumulação de ácaros.
  • Prefira lençóis 100% algodão e lave a roupa da cama com água a temperaturas superiores a 40º C.
  • Retire do quarto objetos que acumulem pó, como livros, peluches ou tapeçarias.
  • Aspire a casa mais frequentemente, com um aspirador com filtro de alta eficiência (HEPA).
  • Mantenha a humidade relativa do ambiente em valor inferior a 50%.

Mulher lê no quarto

Conclusão

Desfrute em pleno do bom tempo da Primavera, tomando algumas precauções que o ajudarão a evitar alergias. Se suspeita que pode ser alérgico a algo, não deixe de consultar um imunoalergologista. Só assim saberá exatamente como proceder.

Consulte o boletim polínico da sua região para saber qual o nível de concentração dos pólenes. Nos dias em que esses índices estão mais elevados, previna-se com a medicação adequada e tente passar o mínimo tempo possível em espaços verdes. Consulte o seu médico antes de qualquer administração.

O conteúdo deste artigo tem caráter informativo e não dispensa a consulta do seu médico.