A estrutura na qual assenta o seu colchão é um dos principais elementos na qualidade do seu sono.
Com apoio fraco e inadequado, o seu colchão não dará o suporte adequado ao seu corpo. E isso pode trazer consequências na sua saúde ao longo do tempo:
- Escoliose: coluna desviada e deformada em forma de “S”
- Hérnia: o disco entre as vértebras desgasta-se e pode deslocar-se
- Lombalgia: dores na lombar
- Artrose: coluna enfraquecida e bloqueada
Inclusivamente, sabendo que diferentes estruturas podem conferir diferentes sensações de firmeza a um mesmo colchão e até influenciar a sua durabilidade, fica ainda mais evidente a importância em realizar uma escolha acertada. Por isso é tão importante investir numa base adequada para si.
Não sabe se deve escolher Cama ou Sommier? Não se preocupe! Preparámos algumas dicas para ajudar na sua escolha.
A primeira coisa que deve saber para escolher entre uma cama ou um sommier é em que consiste cada uma e quais as respectivas vantagens.
CAMA
A cama tem sido a tradicional opção de suporte para os colchões. É produzida em diferentes materiais e composta por uma estrutura, que integra um conjunto de ripas, que suportam o peso do colchão.
Vantagens da Cama:
- A superfície de apoio e encaixe do estrado evita o deslizamento do colchão
- Amortece e suporta os movimentos
- Garante uma eficaz ventilação do colchão
- Permite fácil manuseamento e limpeza
SOMMIER
Um sommier é uma estrutura sólida em forma de gaveta, que pode ou não ser revestida e personalizada com tecido da cor que mais combina consigo. Serve de apoio ao colchão e nalguns casos funciona também como espaço de armazenamento.
Vantagens do Sommier:
- A superfície de apoio é mais estável e por isso assegura maior durabilidade do colchão
- Proporciona maior conforto, suporte e estabilidade, amortecendo o peso do corpo e a pressão que ele exerce no colchão
- Possibilita uma ventilação eficaz ao colchão (desde que não tenha gaveta(s) de arrumação, pois essa característica inibe a circulação de ar)
- Possibilidade de personalização
Quando devo escolher uma cama?
A cama é um pouco mais flexível do que o sommier, na medida em que se adapta a todos os tipos de colchões de diferentes tipos e firmeza. Por exemplo, um sommier de molas apenas é indicado para utilizar com um colchão de molas.
A cama também permite também uma boa circulação de ar, o que é recomendável por exemplo se tiver um colchão antigo, por forma a evitar a acumulação de humidade e maus cheiros.
Quando deve escolher um sommier?
Escolher um sommier é a melhor opção se procura a máxima firmeza e estabilidade para o seu colchão. Além disso, como tem uma estrutura mais robusta, tende a durar mais tempo. O sommier é também a sua melhor opção se gosta de camas altas. Outro aspecto é o design, pois os sommiers têm uma linha moderna, elegante e minimalista que combina muito bem com todos os estilos.
CONCLUSÃO
Todos os colchões necessitam de um bom suporte. Não se esqueça que escolher uma cama ou sommier perfeito é tão importante como ter um bom colchão ou uma boa almofada.
Quando se trata de escolher uma cama ou sommier, deve ter em conta aspectos como o suporte e estabilidade que proporciona, durabilidade, entre outros.
Tenha ainda em atenção a qualidade de construção. A utilização de materiais de qualidade superior assegura maior resistência e durabilidade, rentabilizando o seu investimento.
Ambas as opções têm vantagens e desvantagens, mas em termos gerais, deve sempre privilegiar a qualidade e a adaptabilidade que uma cama ou sommier representam para si e para o seu perfil.