Chegou o calor: dicas para noites mais frescas

Chegou o calor: dicas para noites mais frescas

Colchão de molas ou espuma, qual escolher? Leitura Chegou o calor: dicas para noites mais frescas 3 minutos

O verão está quase a chegar e já se sentem as noites mais quentes. Apesar de poder ser relaxante dormir destapado, sentir demasiado calor ao dormir pode ser desconfortável e incómodo. Por isso, partilhamos neste artigo algumas sugestões para usufruir de noites mais frescas e confortáveis.

Qual foi o seu jantar?

Determinados pratos aceleram o metabolismo e fazem subir a temperatura corporal. Alimentos muito picantes e calóricos, bebidas com cafeína, álcool e doces devem ser evitados nas horas antes de ir dormir. Substitua por algo mais fresco, como iogurte, melancia ou leite.

Dica: o chá de hortelã, mesmo bebido quente, reduz a temperatura corporal. Pode ser um importante aliado para que não sinta calor ao dormir. 

Colchão fresco para noites de verão

O seu colchão respira?

Quanto mais respirável for um colchão, menos calor ele armazenará. Para isso, é importante que o seu núcleo permita a circulação de ar. Por exemplo, o colchão Koala assegura noites frescas porque possui um núcleo composto por diferentes espumas que facilitam uma eficaz ventilação. Além disso, a sua camada superior de látex microperfurado aumenta a circulação de ar durante o descanso. 

Dica: se tem asma ou alergias, um colchão de espuma é uma ótima escolha.

A sua roupa de cama é 100% algodão?

Privilegie a utilização de lençóis e fronhas 100% algodão com cores claras, pois é um tecido muito leve e respirável. 

Dica: dê preferência a roupa de cama com um número elevado de fios. Quanto mais alto é o número de fios, mais macio e resistente é o tecido, e melhor qualidade têm os lençóis e fronhas.

Lençóis 100% algodão

O que dizem os especialistas?

Os especialistas do sono recomendam como temperatura adequada para dormir, o intervalo entre os 17ºC e 22ºC. Ter um quarto escuro e silencioso, com uma atmosfera harmoniosa que convida ao repouso e tranquilidade também é importante para conseguir relaxar no momento de adormecer.

Dica: arrefeça o quarto com um ventilador e, se possível, coloque uns cubos de gelos à sua frente. É uma forma simples de conseguir baixar a temperatura.

E que tal um saco de água quente?

Parece contraditório? O saco é de água quente, mas, no verão, encha-o com água gelada. Leve-o para a cama. Vai ver que funciona!

Conclusão

Durante os dias mais quentes, estes pequenos truques, combinados ou isolados, podem fazer toda a diferença na qualidade do seu sono. Já se sente mais fresco? Ótimo! Relaxe, feche os olhos e aproveite para dormir. 

 

Se quiser saber mais leia também “Dormir bem: a importância de uma boa noite de sono