A tecnologia dos colchões de molas é bastante antiga. Apresentam uma boa respirabilidade, em virtude da circulação de ar entre as molas, mas já existem materiais mais recentes que se adaptam de forma distinta às diferentes pressões exercidas no colchão como por exemplo a tecnologia de isolamento de movimento, mais difícil num colchão de molas.
Permitem o correto apoio, mas evitam o afundamento progressivo do corpo, porque a ação das molas aceita o peso do corpo mas tende a empurrá-lo para cima, até atingirem o máximo da sua extensão.

Com a evolução da tecnologia surgiram os colchões de espuma, materiais de última geração, que aliam suporte, durabilidade e preço competitivo. Proporcionam um elevado conforto, suporte, firmeza e podem inclusive ter tecnologia de isolamento de movimento. Algumas marcas aliam uma combinação de materiais que não só oferecem um maior conforto como também uma maior respirabilidade, juntando o melhor de dois mundos.
Por exemplo, no colchão Koala, a camada superior é de látex micro perfurado, permitindo a circulação de ar e a respirabilidade, prevenindo por isso a acumulação de calor na superfície e proporcionando um sono fresco.