Adormecer pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas, e todos sabemos da importância de uma boa noite de sono.
Filosofia milenar chinesa de harmonização de espaços, o Feng Shui pode ser o que necessita para dormir melhor. Feng Shui significa "vento" e "água" e a teoria que lhe está subjacente é de que todos os espaços têm uma vida, uma energia própria que influencia os seus habitantes em todas os aspectos da vida.
Por esse motivo, trazemos-lhe 7 dicas de Feng Shui para aplicar ao seu quarto e dormir melhor.
1. Que cores escolher?
Um espaço de repouso, deve ter um ambiente sereno. As cores mais recomendadas são os tons claros e pastel, tanto para as paredes, como para os têxteis. No caso destes últimos, recomenda-se a aposta em fibras naturais com motivos simples.
Não descure a importância de ter boa roupa de cama para a qualidade do seu sono.
2. Evitar aparelhos electrónicos
No quarto, a energia que impera é a do descanso, uma energia passiva que nos deve convidar a repousar para recarregar energias. Por isso, é recomendável evitar os aparelhos electrónicos.
3. Orientação da cama
De uma forma geral deve deitar-se com a cabeça alinhada para sul e os pés a apontar para norte. Acredita-se que esta é a melhor posição, porque o corpo tem os seus próprios pólos norte e sul, o que significa que, se não estiver voltado para a direção certa, pode criar tensão que leva a dores de cabeça e outros problemas de saúde. A tradição chinesa também recomenda que a cabeceira da cama esteja encostada a uma parede, assim nunca vai sentir que algo se pode esconder atrás de si, enquanto dorme.
4. Espelhos e adornos
Ter muitos espelhos no quarto cria um desequilíbrio de energia. É importante que o espelho não reflicta a cama. A energia abranda quando dormimos e um espelho que nos reflecte pode provocar insónias. No quarto, os espelhos devem ser ovais ou circulares
5. Evite guardar objetos sob e sobre a cama
Guardar objetos sob e sobre a cama pode obstruir o seu padrão de sono porque o movimento da energia não flui uniformemente ao redor dos campos de energia da cama.
6. O roupeiro também conta
O que está à vista é importante, mas o que está oculto também. Mantenha o seu roupeiro organizado. Livre-se do velho e abra espaço para o novo. Caso contrário, terá uma carga energética estancada.
Escolher móveis e peças de decoração com cantos arredondadas também ajuda fomentar a harmonia.
7. Abra diariamente as cortinas e as janelas
Abrir as cortinas e janelas durante o dia (se o tempo permitir) é um ótimo hábito. É o chamado deixar o exterior entrar. Ajuda a refrescar a energia deixando a luz natural e o ar fresco filtrar o seu quarto. À noite, feche as janelas e cortinas para manter a energia fresca circulando no interior enquanto dorme.
Conclusão
O Feng Shui é a arte de viver em harmonia com as energias da natureza, sendo sua expressão máxima o encontro com nossa harmonia interna. Seguir os seus princípios poderá ajudar a melhorar o seu bem estar e da sua família.