Como escolher a cama ideal

Como escolher a cama ideal

As camas são fundamentais para contribuir para o descanso e garantir qualidade de uma ótima noite de sono. Noites bem dormidas são garantia de disposição, vitalidade, produtividade no trabalho, bom humor e harmonia no relacionamento.

Por isso, é importante dedicar bastante atenção, antes de escolher a cama certa. Para ajudar na escolha da cama ideal preparámos um conjunto de dicas a ter em consideração.

Estilo da cama e da decoração do quarto

A cama deve integrar de uma forma harmoniosa o conjunto de elementos que compõem o estilo de decoração do quarto, seja moderno, contemporâneo, clássico, vintage, retro, rústico ou outro. 

Por outro lado, a sua cama terá simultaneamente algumas funções para além da qualidade do sono, o que requer que esteja atento ao tipo de funcionalidade que pretende. Esta é a oportunidade de unir estética, conforto e utilidade. 

Além disso, lembre-se que o colchão e a almofada são itens fundamentais e extremamente importantes  para proporcionar o descanso que você merece.

Tamanho da cama

Tamanho da cama vs tamanho do quarto

Dimensões da cama e do quarto

A palavra que deve ditar a escolha de uma cama é proporção, ou seja, não adianta escolher uma cama grande para um quarto pequeno, pois é preciso deixar espaço para circulação no quarto.

Por outro lado, não se deve cair no extremo oposto, pois a cama precisa ter um tamanho mínimo para que uma ou duas pessoas nela caibam deitadas. O aconselhável é deixar um espaço mínimo de 70 cm de cada lado da cama.

Em alternativa, para conciliar ambas as necessidades (tamanho da cama e do quarto) pode encostar a cama aos cantos do quarto, facilitando assim a circulação.

Altura da cama e cabeceira

O ideal é que a altura da cama, do chão ao topo, seja de 60 cm ou mais, em que o colchão tenha de 25 a 30 centímetros de altura.

Por último, é necessário ter em consideração na sua escolha se a cama terá ou não cabeceira. Esta secção de mobiliário ajuda no isolamento térmico entre cama e parede, assumindo  também uma função estética.

Tipo de cama

Tipos de cama

Com ou sem cabeceira, de ferro ou de madeira, com gavetas e baús, redondas existem vários tipos de camas para todos os estilos de decoração.

Mas antes de optar por um tipo em particular, deve-se ter em conta que a escolha deve estar harmonizada com os restantes móveis do quarto, bem como com o material que os compõem.

A madeira é uma excelente alternativa para usar como suporte e combinar, também, com o resto dos móveis e acessórios.

Que colchão escolher?

Se por um lado a escolha da cama é muito mais do que uma decisão estética e medidas, é importante que conheça as principais características de um bom colchão, pois isso determinará o conforto e as boas noites de sono.

Escolher o colchão ideal é um investimento na sua qualidade de vida, por isso, quando for escolher um colchão, verifique se a marca tem a qualidade como foco. Um bom exemplo é o colchão da Koala Rest, uma marca 100% portuguesa que criou um colchão único de conforto universal com 3 camadas distintas que vão ao encontro das necessidades da maioria dos portugueses.

Que almofada escolher?

Tão importante quanto a escolha do colchão para a cama é a escolha das almofadas. A importância de uma almofada na qualidade do seu descanso não deve ser esquecida visto ser absolutamente essencial para um sono reconfortante e saudável. Por exemplo, a Almofada Koala foi desenvolvida para proporcionar o equilíbrio perfeito de suporte e suavidade que se aconchega a si, em qualquer posição de sono.

Acessórios

Nunca é demais relembrar a importância de ter boa roupa de cama para a qualidade do seu sono. As camas necessitam de alguns acessórios, desde os conjuntos de lençóis, aos edredons e capas de edredom para que possa dormir confortavelmente. Por isso, deve-se ter em atenção as medidas exatas da cama, ou seja, comprimento, largura e altura.

Ambiente de paz

Conclusão

O gosto pessoal, o espaço do quarto e até mesmo a finalidade serão fundamentais para escolher a cama perfeita para si! No momento de escolher a sua cama, privilegie o conforto, qualidade e durabilidade. Independentemente da sua escolha, lembre-se que naquilo que ao conforto do sono diz respeito, deve ser sempre encarado como um investimento na sua qualidade de vida.  Bom descanso!