Como escolher a medida do seu colchão?

Como escolher a medida do seu colchão?

Como dormir melhor usando o Feng Shui Leitura Como escolher a medida do seu colchão? 5 minutos

Conforme referimos no artigo “Conheça as principais características de um bom colchão” quando escolhe um colchão adequado à sua morfologia e às suas necessidades, este  torna-se o aliado número um do seu sono.

Então como escolher a medida do seu colchão?

Bem, na maior parte das vezes a resposta é simples: se estiver apenas a mudar o colchão e mantiver a sua cama, bastará apenas comprar o seu novo colchão na mesma medida do antigo. 

Se comprar uma cama nova, em princípio a medida do colchão deverá corresponder à medida do colchão adequado à sua nova cama.

Contudo, é muito importante medir o espaço da cama no qual será colocado o colchão. Isto é particularmente relevante pois em algumas camas (por exemplo nas 140x200 cm), o espaço para colocar o colchão nem sempre corresponde a um colchão da dimensão 140x200 cm.

Por outro lado, mesmo que o colchão fique colocado mesmo à justa na cama, isso poderá impedir que coloque os lençóis e cobertores de uma forma prática e conveniente. Por isso não se esqueça de medir sempre o espaço onde ficará o colchão, pois essa é a melhor forma de ter a certeza que terá um colchão à medida da sua cama e confortável por muitos anos.

As principais medidas de colchões:

Em Portugal, é hábito referir que os colchões são de solteiro, meio corpo ou casal. Contudo, quando se compra um colchão, essas informações são insuficientes. Por isso, preparámos algumas dicas para ajudar no momento da sua decisão.

Colchão Solteiro

Colchão de Solteiro ou Individual

As medidas mais comuns para o colchão de solteiro são o tamanho 90×200 cm (colchão standard) ou o tamanho 90×190 cm (colchão por medida). As camas com estes colchões são perfeitas para crianças, jovens e adolescentes ou para adultos solteiros. São muito utilizadas em quartos pequenos e com pouco espaço. Algumas pessoas unem dois colchões de solteiro para criar um colchão de casal para permitir que ambas as pessoas que partilhem a cama possam mover-se à vontade sem perturbar o sono do/a  parceiro/a. Contudo, atualmente já existem colchões com isolamento de movimento que dão resposta a esta necessidade. 

Colchão Corpo e Meio

Colchão para cama de corpo e meio

Em Portugal conhecemos as dimensões 120x190 cm ou 120x200 cm (ambos  colchão por medida) como cama de corpo e meio. É bastante utilizada como um meio termo entre uma cama de solteiro e uma de casal, para pessoas que gostam de ter mais espaço para se mexerem durante a noite. Também pode ser utilizada por casais mas não é recomendável, pois cada uma das pessoas terá pouco espaço de movimento e com o tempo pode tornar-se bastante desconfortável dormir numa cama de dimensões reduzidas.

Colchão Casal

Colchão de casal

Nos colchões de casal, a medida mais comum é 160×200 cm (colchão standard). Esta medida é a medida padrão em Portugal, que é perfeitamente adequada para as estruturas de cama atualmente comercializadas. 

O colchão de casal varia desde a largura padrão acima referida a medidas como o 170 × 190 cm, 180 × 190 cm, até o tamanho King Size duplo 200×200 cm (todos colchões por medida). 

Neste momento, uma das tendências em Portugal é a procura crescente pela dimensão 180x200 cm, visto permitir ter um colchão com mais espaço e maior conforto para o descanso do casal. Existem medidas ainda superiores ao King Size mas este é espaçoso o suficiente para quem gosta de se mover confortavelmente durante o sono. 

Cientes da dificuldade de encontrar o melhor colchão para cada situação, a empresa portuguesa Koala, surgiu para dar resposta à procura de diferentes e personalizáveis dimensões de colchões. Assim a Koala produz mais de 10.000 dimensões diferentes do Colchão Koala, pelo que não terá qualquer dificuldade em encontrar o formato que pretende - seja standard ou por medida e com altura personalizável - com entrega gratuita em menos de 4 dias úteis, em todo o país.

Uma dica final: independentemente da medida do seu colchão, tenha também em conta  a altura do mesmo, tendo em vista não apenas o seu conforto, mas também a adequabilidade deste à estrutura da cama.

 

Conclusão

Embora existam tamanhos padrão para cada tipo de colchão, é sempre aconselhável medir a sua estrutura da cama com atenção ao detalhe para evitar o risco de ter de devolver o colchão.

É também importante que teste o seu novo colchão no conforto da sua casa, pelo menos durante duas semanas, que é sensivelmente o período de tempo que o corpo leva a adaptar-se às características do novo colchão. Por isso é importante que, quando comprar um novo colchão, opte por uma marca que produza colchões desenhados de acordo com o clima e preferência dos consumidores portugueses e que ofereçam 100 noites de teste ao seu colchão.

Agora que já sabe como escolher a medida do seu colchão, recomendamos-lhe o artigo “Colchão de molas ou espuma, qual escolher?