Como escolher um colchão para aliviar as dores nas costas

Como escolher um colchão para aliviar as dores nas costas

7 dicas para dormir melhor em 2023 Leitura Como escolher um colchão para aliviar as dores nas costas 4 minutos Próximo Bons hábitos de sono podem prolongar o tempo de vida até 5 anos!

Dormir num colchão inadequado, antigo ou com superfície  deformada, pode causar ou piorar dores de costas.

Por este motivo, é muito importante que o seu colchão lhe proporcione um bom suporte, e se adapte à forma natural do seu corpo. 

Nesse sentido, apresentamos os principais aspetos que deve ter em conta na escolha, para que o novo colchão seja o aliado número um do seu sono.

Colchões de espuma ou de molas?

Os colchões de espuma têm vindo a ser cada vez mais recomendados, por se adaptarem facilmente aos contornos do corpo e oferecerem um maior suporte e conforto.

Um grupo de pacientes com dores crónicas nas costas submeteu-se a um estudo para a revista médica Spine, em 2008. Os indivíduos foram convidados a dormir em diferentes tipos de colchões. Os resultados permitiram concluir que os colchões de espuma influenciaram positivamente os sintomas da dor de costas e a qualidade do sono dos participantes.

Nível de firmeza: macio ou firme?

Diversos estudos, indicam que tendencialmente a melhor opção é optar por um colchão firme mas confortável. Essas características fazem com que o colchão lhe proporcione o suporte correto, se adapte à curvatura natural do seu corpo e alivie os pontos de pressão, independentemente da sua posição do sono. 

Este nível de firmeza permite que a superfície do colchão se adapte a cada zona de pressão, independentemente do seu peso ou altura, proporcionando assim um sono firme mas confortável e com uma postura cervical perfeitamente alinhada.

Lembre-se que o importante é um colchão ter mais firmeza e elasticidade para conferir o suporte que o seu corpo precisa. O colchão deve ajustar-se ao contorno do seu corpo, aliviando a pressão nos ombros e bacia para que se sinta com suporte mas sem afundar.

Tenha em atenção que um colchão excessivamente firme (como por exemplo acontece com muitos dos colchões de molas) faz com que o corpo não fique em contacto total com a superfície. Terá menos suporte nalgumas partes do corpo, exercendo mais pressão nos ombros e nos quadris.

Por outro lado, um colchão macio pode fazer com que o corpo se afunde mais, o que aumenta a sensação de calor devido a má ventilação e dificulta a movimentação durante o sono assim como propicia más posturas durante a noite.

Dimensão

A dimensão e espessura do colchão devem ser adequados às suas características individuais (principalmente altura e peso), por forma a assegurar que este se adapta plenamente à morfologia do seu corpo. É igualmente importante que o colchão se adapte às características da sua cama, particularmente à dimensão da base onde fica apoiado o colchão.

Quando é adequado a si, um colchão é sem dúvida o aliado número um do seu sono. Por isso é importante que conheça as principais características de um bom colchão e que saiba como escolher o mais adequado ao seu caso.

Isolamento de movimento

Recomendamos colchões que proporcionem isolamento de movimento onde este ocorre, pois permitem que um dos elementos do casal se mova e o outro não sinta o movimento. Assim, ambos os membros do casal poderão ter noites de sono descansadas sem interrupções e sem interferir com a qualidade do sono um do outro.

Garantia

Existem no mercado português colchões com garantia que podem ir de 2 a 10 anos. Prefira um colchão com um período de garantia maior, pois além de rentabilizar o seu investimento, assegurará que beneficia plenamente das propriedades do seu colchão durante mais tempo, evitando constrangimentos com questões associadas a defeitos ou deformações ou um colchão que tem de ser trocado passados poucos anos, levando a um novo custo e más noites de sono entretanto.

Conclusão

Adquirir um colchão é uma questão que se encontra dependente de várias características individuais do seu utilizador. Antes de adquirir um colchão novo, experimente-o na loja antes de tomar uma decisão, tendo em conta os pontos acima abordados.

Contudo, tenha em conta que a verdadeira experiência será experimentar o colchão no conforto de sua casa, pelo que deverá procurar uma marca que lhe ofereça 100 noites de teste gratuito e assegure a devolução do dinheiro, caso não se adapte ao novo colchão.