Como escolher o edredom certo para si

Como escolher o edredom certo para si

Conforme abordámos no artigo “A importância de ter boa roupa de cama para a qualidade do seu sono”, o conforto do seu sono envolve mais do que o colchão onde dorme. Os edredons são artigos indispensáveis ao conforto da sua cama, uma vez que aliam um equilíbrio perfeito entre conforto e aquecimento. O edredom ideal é aquele que se adapta à temperatura corporal para oferecer um relaxamento e conforto ideal. Quer saber como escolher o edredom ideal? Leia as dicas que preparamos para si.

Considere a tipologia de tecido exterior

O tecido exterior do edredom envolve a nossa pele sendo por isso o responsável por um toque mais macio ou suave. Os principais tecidos utilizados na confecção dos edredons são:

  • Microfibra: composto por fios finos, é reconhecido por sua resistência. Facilita a troca térmica entre o corpo e o ambiente, proporcionando respirabilidade e seca rapidamente após as lavagens. 

  • Algodão: fibra natural que oferece muita suavidade e conforto.

O tecido exterior deve deixar passar o ar, mantendo o enchimento no lugar. Isso é conseguido através do acolchoado, uma costura que cria compartimentos de onde o enchimento não sai. Uma boa costura é, portanto, essencial para manter vários anos o seu edredom e limita a perda de calor. As costuras em quadrado são as que melhor desempenham esta função.

Tipos de Enchimento

Para deixar o quarto mais aconchegante e tornar as suas noites de sono mais tranquilas e agradáveis, é fundamental ser criterioso na escolha do enchimento do seu edredom. Existem dois grandes grupos: 

  • Enchimento natural: penugem, penas, seda, lã ou fibras vegetais 

  • Enchimento sintético: fibras de poliéster

cama com edredom

A escolha é uma questão de gosto e de valor. Mais caros do que as restantes versões, os edredons naturais são leves, duráveis e apreciados pelo poder de isolamento e regulação térmica. As penas são naturalmente capazes de reter ar para isolamento e fazem isso com menos espessura do que os sintéticos. 

Apesar do peso do edredom não se encontrar diretamente relacionado com o calor que proporciona, a gramagem constitui um indicador de qualidade que deverá ter em conta na escolha do seu novo edredom.

Edredons com enchimento natural: 

 

Prós
  • São leves e fofos

  • São mais respiráveis

  • Têm uma vida longa (cerca de 10 a 15 anos)

Contras
  • Valor mais elevado

  • Levam muito tempo a secar

edredom penas

Sugerimos os materiais naturais e premium do Edredom Koala de Penas que lhe oferecem conforto para noites de sono aconchegantes e repletas de sonhos.

Um autêntico abraço em forma de edredom desenhado e produzido em Portugal com acabamentos feitos à mão. Ideal para quem procura qualidade e conforto extra para um descanso tranquilo e inigualável.

Quanto aos edredons sintéticos estão disponíveis para todos os níveis de aquecimento. Têm fácil manutenção e constituem a melhor opção para quem transpira muito, além de poderem ser lavados na máquina com maior frequência.

Edredons com enchimento sintético:

Prós
  • Em geral, mais baratos do que as versões de enchimento natural

  • Manutenção mais fácil

  • Secam rapidamente

  • São hipoalergénicos

Contras
  • Duram menos (cerca de 5 a 10 anos)

  • São menos fofos

Edredom de Fibra

Sugerimos os materiais do Edredom Koala de Fibra, uma autêntica nuvem de conforto para o seu quarto. Com um tecido exterior 100% Algodão e milhares de fibras no seu interior, é o equilíbrio ideal entre preço e qualidade. O Edredom Koala de Fibra é a escolha inteligente para quem procura o edredom essencial para o dia a dia, quente e leve para um descanso aconchegante.

Escolha  edredons  antialérgicos e certificados

Privilegie edredons produzidos com materiais hipoalergénicos e tecido de Algodão Downproof para impedir a acumulação de ácaros, fungos ou bactérias no interior do edredom, uma vez que  as baixas temperaturas do  inverno podem provocar problemas respiratórios e alergias. 

Adicionalmente deverá preferir um edredom com o certificado NOMITE, garantia de segurança para quem sofre de asma ou alergias ao pó, e com o certificado OEKO TEX - Classe 1 que atesta a segurança dos materiais no contacto com a pele humana desde recém-nascidos aos mais crescidos.

Como e por quanto tempo se deve arejar o edredom?

É uma boa regra retirar o edredom, pelo menos, uma vez por semana, de preferência logo de manhã, quando o ar é mais fresco e mais limpo e o sol não é particularmente agressivo. Desta forma, a humidade da noite pode evaporar. Os ácaros prosperam em ambientes húmidos, quentes e sombrios. Natural ou de fibras sintéticas, o edredom também deve ser sacudido com regularidade. 

Conclusão

Não esqueça de que o edredom também  funciona como elemento decorativo do seu quarto, por isso evite edredons coloridos e florais. Prefira tons neutros e sóbrios para desfrutar de um ambiente mais elegante. 

Independentemente do tipo de material que escolha, não se esqueça de sempre procurar por produtos de ótima qualidade, não só pelo nível de conforto que lhe vão proporcionar, mas também pela sua durabilidade.