Como escolher o melhor colchão para o berço do seu bebé?

Como escolher o melhor colchão para o berço do seu bebé?

5 bons motivos para usar uma capa de edredom Leitura Como escolher o melhor colchão para o berço do seu bebé? 6 minutos Próximo Vantagens de escolher um Sommier

Um descanso longo e repousante é essencial para que os mais pequenos cresçam saudáveis e fortes e para que os pais tenham noites mais tranquilas. 

As crianças precisam de começar o dia cheias de energia para aprender e brincar, por esse motivo é tão importante escolher a opção de colchão mais  adequado às necessidades do seu bebé.

Vamos então ajudar a escolher o melhor colchão para crianças, indicando aquilo que deverá ter em conta para o escolher e dedicamos ainda um espaço para falar de outro assunto igualmente importante, a limpeza e a protecção de um colchão infantil. 

Colchão Koala baby + cama

Escolher um colchão para crianças

Não compre usado

Às vezes queremos economizar e pensamos em comprar produtos usados. Embora essa seja uma prática inteligente, a eficiência disso vai depender do produto. Pensando em colchões, não é interessante, porque podem chegar até si já com a espuma/molas gasta, com manchas e sem a qualidade ideal. Isso pode naturalmente prejudicar a saúde do seu bebé, já para não falar da mais que provável probabilidade de ter que comprar novamente outro colchão, pelo que faz mais sentido investir apenas uma vez. O colchão do seu bebé deve ser o suporte ideal para que o seu filho desfrute de um sono reparador e confortável.

Conforto e Segurança

Ao escolher um colchão para o seu bebé, a primeira preocupação deve ser o conforto e segurança. Desta forma, o seu filho poderá desfrutar de um sono de qualidade, com menos despertares nocturnos, o que o ajudará no seu desenvolvimento físico e psicológico. 

Contudo, a escolha de um colchão para bebé tem uma dificuldade acrescida. Não pode testá-lo por si próprio, pelo que os seus critérios de decisão devem basear-se na composição dos materiais e tecidos utilizados na sua produção. 

Suporte

A necessidade de sustentação do corpo é de vital importância num bebé, por isso não é recomendado que os bebés durmam em colchões de molas, mas antes em colchões de espuma, visto proporcionarem uma melhor adaptação aos contornos do corpo, alinhando a postura da coluna. 

Colchão Baby

Idade

Ao escolher um colchão para crianças, a primeira coisa a considerar é a idade da criança. Obviamente, não é a mesma coisa que ser apenas um bebé que já tem seis anos de idade. Assim, até aos 3 anos de idade, o mais importante é que o colchão seja confortável, adaptando-se aos contornos do corpo.

Dos 3 anos em diante o importante é escolher um colchão que se adapte aos contornos do corpo do bebé e que em simultâneo assegure suporte e conforto. Esta necessidade de sustentação do corpo implica que não sejam recomendados colchões de molas, mas antes os colchões de espuma viscoelásticos com densidades acima da média de mercado, para assegurar o suporte necessário ao corpo do bebé.

Dimensões

No que respeita à altura, não é necessário que o colchão seja tão alto como o de um adulto, entre 10 e 18 cm é suficiente.  Um colchão com mais espessura  não proporcionará nenhum conforto extra. É importante escolher um colchão de bebé que combine perfeitamente com as dimensões da cama. Não deve haver espaço entre o colchão e as barras do berço. Seria perigoso preencher uma lacuna com uma toalha ou um edredom enrolado. 

Materiais

Para proporcionar um sono de qualidade ao seu filho enquanto cuida da sua saúde, bem-estar e ambiente, prefira um colchão feito de materiais certificados.

O colchão Koala baby por exemplo é produzido sem qualquer tratamento químico e a cola que une as espumas é à base de água, o que elimina o  risco de reação alérgica quando o bebé está em contacto com o colchão. A certificação Oeko Tex - Classe 1 Standard 100, assegura a garantia do colchão ser seguro no contacto com a pele de recém-nascidos e para o ambiente.

Uma maior respirabilidade, assegura uma boa circulação de ar entre as fibras, pelo que a humidade é mais bem dissipada e o bebé transpira muito menos, limitando o risco de despertar durante a noite.

Uma excelente eliminação da humidade, limita a proliferação de bactérias e ácaros.

Limpeza e Proteção

A maioria dos pais preocupa-se com a limpeza do colchão de urina do seu filho ou com o que podem fazer para evitar que o colchão do seu filho seja arruinado por acidentes.

A lavagem regular do tecido do colchão na máquina é muito mais eficaz do que um tratamento químico anti ácaros e muito mais saudável para a saúde do bebé. Por exemplo, no colchão Koala baby todos os materiais são hipoalergênicos para não permitir a acumulação de fungos, ácaros e bactérias

Outro aspecto muito importante é o colchão possuir uma capa impermeável removível que combine impermeabilidade e respirabilidade, pois facilitará a limpeza caso seu bebé tenha um percalço e assegura a proteção do colchão.

Colchão Koala baby

Comprar o Berço com o colchão vale a pena?

Em diversas lojas, encontramos a oportunidade de comprar o berço e respetivo colchão, mas nem sempre isso representa uma boa opção. Para valer a pena, o colchão tem que seguir todos os requisitos descritos neste artigo. Caso contrário, provavelmente ainda virá a sentir a necessidade de comprar novamente um colchão realmente apropriado, tendo que investir na mesma solução por duas vezes.

Conclusão

O colchão ideal para bebés é aquele que não afunda muito. Isso quer dizer que ele não é nem duro, nem mole demais. Dito de outra forma, o colchão precisa de ser firme, mas, ao mesmo tempo, bem confortável.

E todas as partes do corpinho do bebé precisam receber o mesmo suporte , pelo que a inclinação da cabeça, ombros ou cintura não pode estar muito mais alta em comparação às outras partes do corpo. Quando coloca o bebé a dormir, precisa ter certeza que ele está confortavelmente envolvido pela espuma do colchão.

Não esquecer que o colchão deve ser antialérgico pois a imunidade do bebé ainda está a ser fortalecida, por isso é uma forma eficaz de evitar alergias.

Além disso, colchões revestidos com um capal impermeável facilitam, e muito, a higiene e protegem e prolongam a vida do colchão.