Como escolher um colchão?
Quando é adequado à sua morfologia e às suas necessidades, um colchão é o aliado número um do seu sono. Ele desempenha plenamente a sua função quando lhe permite passar noites de sono tranquilas e reparadoras. E enquanto não atingir os 10 anos de idade, basta cuidar dele com alguma regularidade.
Se, pelo contrário, acorda várias vezes durante a noite, tem dores nas costas, sente cansaço ao acordar, ou o colchão apresenta marcas de desgaste, é porque este já não cumpre a sua função.
Mas não se preocupe! Chegado o momento de escolher o seu novo colchão, os critérios a ter em conta são mais simples daquilo que imagina. Como escolher um colchão? Nós explicamos-lhe tudo!
Quando pensa nas diferentes tecnologias de colchões, deve imaginar que existem dezenas delas e que a escolha vai ser confusa. Mas, na verdade, existem três grandes famílias de colchões, cada um com as suas especificidades:
Colchão de Espuma
É leve, portanto fácil de transportar. Assegura uma boa elasticidade, mas é principalmente pela relação qualidade/preço que se destaca. Geralmente, é feito de espuma viscoelástica/espuma de memória e/ou látex.
Colchão de Látex
É um tipo de material com uma ótima respirabilidade, permitindo uma postura correta ao adaptar-se aos contornos do corpo com um isolamento perfeito, o que faz com que dure bastante tempo. Por outro lado, é ideal para pessoas que sofrem de alergias, uma vez que o látex é um material que protege de fungos, ácaros e bactérias. Além disso, proporciona isolamento do movimento, ou seja, não sentirá os movimentos do seu parceiro e vice-versa e também assegura uma correta dissipação do calor durante o descanso.
Colchão de molas
A principal característica do colchão de molas é a ventilação, por isso é adequado para pessoas que transpiram muito durante a noite. As molas permitem ainda uma distribuição uniforme do peso corporal, contudo não permite a postura mais correta porque não se adapta aos contornos do corpo. São colchões que têm um tempo de vida útil menor quando comparados com os colchões viscoelásticos/espuma de memória e látex.
Agora que conhece os diferentes tipos de colchões...
qual é o melhor colchão para SI?
Conheça bem a marca
Uma marca que se afirma por preços baixos dos seus produtos certamente não poderá oferecer colchões com o mesmo padrão de excelência que uma marca que opta pela qualidade. Outra forma de conhecer a reputação da marca é verificando a satisfação dos clientes através por exemplo das suas redes sociais.
Compreenda a relação com o seu atual colchão
Assumindo que passaram pelo menos 10 anos após ter adquirido o seu colchão antigo, é muito provável que a evolução da tecnologia dos colchões tenha novas soluções para tornar o seu sono mais tranquilo. Por esse motivo, mesmo que o seu colchão antigo tenha sido do seu agrado, não deixe de ter em conta os benefícios que as novas tecnologias lhe poderão proporcionar para usufruir de um sono ainda mais tranquilo e reparador.
Se, pelo contrário, não dorme bem, acorda durante a noite, tem dores de costas, dores musculares, cansaço ao acordar, é porque, para além do desgaste, a tecnologia do seu colchão pode não ser a melhor para si.
Mas, a questão permanece, que colchão deve escolher?
Colchão firme ou macio?
Quando está deitado, a coluna deve estar alinhada corretamente. Para isso, é importante que o colchão não seja muito macio ou muito duro. Escolher o grau incorreto de firmeza pode levar a danos graves na coluna vertebral, stress desnecessário e desconforto nas costas.
Se o colchão é muito macio, pode dar pouca ajuda à coluna vertebral e todo o corpo vai afundar. Isso leva a problemas de costas constantes. Neste caso, deve escolher um colchão diferente com um maior grau de firmeza.
Se o colchão é muito duro, a sua pele está a ser sobre-pressionada e não há circulação sanguínea suficiente, podendo provocar dormência nos braços ou pernas.
Por isso existem dois aspetos importantes que deve ter em conta relativamente à escolha das características do seu novo colchão:
Ainda assim, a decisão de escolher um novo colchão ainda lhe parece algo complicado?
Provavelmente, o ideal seria que existisse um colchão de conforto universal que reunisse as melhores caraterísticas do mercado:
-
Firmeza, suporte e conforto adequados ao consumidor e clima português;
-
Respirabilidade e correta dissipação do calor durante o sono para maior conforto;
-
Adaptação à sua posição de sono, para um maior conforto, mesmo se mudar de posição durante a noite;
-
Preparado para qualquer tipo de base: Sommiers, Estrados em ripas ou Estrados articulados manuais ou elétricos;
-
Isolamento de movimentos do parceiro.
A boa notícia é que esse colchão já existe!
A Koala Rest, uma marca 100% portuguesa, criou um colchão único de conforto universal com 3 camadas distintas que vão ao encontro das necessidades dos portugueses:
-
Camada superior em látex híbrido microperfurado, que proporciona mais firmeza e elasticidade para o suporte que o corpo precisa. Esta superfície é microperfurada para maior respirabilidade e frescura;
-
Camada intermédia em espuma viscoelástica para que o colchão se ajuste ao contorno do corpo, aliviando a pressão nos ombros e bacia para que se sinta a flutuar mas sem afundar, corrigindo sempre a postura da coluna em qualquer posição de sono;
-
Camada inferior em espuma de suporte que reforça as propriedades das camadas superiores e protege o corpo da superfície rígida das ripas, estrado ou sommier. Este colchão é adequado para qualquer tipo de base;
-
O colchão é envolvido numa capa protetora em tecido stretch respirável que é removível e lavável;
-
As propriedades naturais das espumas garantem ao colchão a capacidade de isolar o movimento onde este ocorre. Assim, ambos os membros do casal poderão ter noites de sono descansadas sem interrupções;
-
Um nível de firmeza 7 numa escala de 0 a 10. Após centenas de ensaios e testes, encontrou-se a combinação equilibrada que corresponde às preferências da maioria dos portugueses;
-
Tamanho totalmente personalizável (mais de 6.000 medidas diferentes) e acabamentos à mão. Todos os tamanhos por medida são entregues em menos de 5 dias;
-
100 noites para testar, entregas gratuitas para todo o país e 10 anos de garantia.
E se o seu colchão respeitasse o ambiente?
Saiba que é possível encontrar colchões eco-friendly, que utilizam materiais naturais e respeitam o ambiente. A etiqueta OEKO-TEX®, por exemplo, garante que os tecidos não contêm produtos tóxicos e que os tratamentos antiácaros são realizados tendo por base produtos naturais.
Outro tema também a ter em conta é a utilização de materiais com propriedades antialérgicas e antibacterianas, que previnem a acumulação de ácaros, fungos ou bactérias no seu interior.
Este tema é particularmente mais relevante quando se procura um colchão para bebés ou um colchão para crianças.
Se gosta das características do seu novo colchão mas considera que a sensação imediata é demasiado firme ou insuficientemente firme, não se preocupe: pode corrigi-lo com um sobrecolchão.
Conclusão
Escolher o colchão ideal é um investimento na sua qualidade de vida. Quando o fizer, tenha em consideração os motivos que o levaram a decidir pela troca do atual. Precisa de um colchão maior? Mais suave? Menos flexível? Essas informações ajudam a não perder o foco e impedem que compre um colchão apenas porque estava em promoção.
Noites sem dormir afetam não só a sua produtividade e humor no dia seguinte, como a saúde, bem-estar e qualidade de vida em geral. Por isso, quando for escolher um colchão, verifique se a marca tem a qualidade como foco.
Dê preferência àquelas que são certificadas na norma ISO 9001:2015. Isso garante o cumprimento de um conjunto de requisitos e boas práticas internacionais para oferecer produtos e serviços de qualidade, além de demonstrar o compromisso da empresa com a satisfação do cliente.