Em Portugal, estima-se que 7 em cada 10 pessoas sofrem de dores de costas, que muitas vezes se agravam durante o verão, sem razão aparente.
É muito comum que durante o período das férias algumas dores lombares possam aparecer. Seja pelas mudanças na rotina, prática de novas atividades físicas, períodos de longas viagens, mudanças de colchões (página Colchão Koala) e almofadas (página Almofada Koala) ou, simplesmente, pelo fato do corpo estar em descanso.
A lombalgia (dor nas costas) pode surgir ainda a partir de uma sobrecarga, mal jeito na região e/ou maus hábitos.
Para que desfrute do verão em pleno e com qualidade de vida, preparámos 10 dicas para ajudar a cuidar da sua coluna:
Não leve para a praia artigos desnecessários para evitar o peso em excesso
Os sacos de praia não estão preparados para transportar muito peso. Trocar um saco de praia por uma mochila de alça dupla pode fazer a diferença, uma vez que o peso será distribuído de igual forma, garantindo um bom apoio nas costas. O peso da carga não deve ser superior a 10% do peso corporal.
Na praia evite posições que exijam esforço da coluna
Quando nos deitamos numa toalha na praia, a areia não se molda em função da estrutura ergonómica do corpo. Evite ficar mais de 30 minutos na mesma posição na toalha e deitar-se de barriga para baixo, pois esta posição força o pescoço a estar num ângulo total para a esquerda ou para a direita, o que leva à acumulação de tensão nessa zona e também nas costas.
Sente-se confortavelmente mas com a postura correcta
Mesmo estando na praia, deve sentar-se de forma confortável, mas correta. Sentar-se com as costas direitas e com uma postura correta é fundamental para eliminar as dores nas costas e no pescoço, uma vez que a circulação sanguínea passa a ser completa e os músculos perdem a tensão acumulada, responsável por incómodo e dor.
Não fique durante muito tempo na mesma posição
Evite estar muito tempo na mesma posição, nomeadamente passar demasiado tempo em pé. Ficar na mesma posição durante muito tempo pode tornar a coluna vertebral mais rígida, aumentando a tensão muscular e as dores nas costas. Exercite os músculos do corpo, ao trocar o pé de apoio ou esticar os braços para alongar os músculos.
Mantenha-se em movimento
Aproveite o bom tempo para caminhar na praia ou no campo. Nas caminhadas evite calçar chinelos e sandálias rasas, pois este tipo de calçado não fornece apoio suficiente à coluna. Prefira sapatos com até 2 cm de altura na sola.
Aproveite para fazer desporto
O verão é a altura ideal para praticar desporto, em especial, ao ar livre. Aproveite para andar de bicicleta, praticar pilates ou qualquer outra atividade física. A prática de atividade física moderada ajuda a prevenir as dores, sendo importante manter ou aumentar a flexibilidade muscular.
Tenha precaução ao mergulhar
Na praia, tenha atenção à posição adotada durante o mergulho, mas também ao local onde o realiza, devido à profundidade e potencial existência de rochas. Os mergulhos são hoje a terceira causa de lesões na espinal medula.
Apanhe sol (moderadamente)
A mudança para o horário de verão afeta o sono, pelo que desfrutar do sol, moderadamente, é uma componente fundamental para a saúde e funcionamento do corpo. É através dos raios do tipo ultravioleta B, que o organismo obtém a vitamina D, que por sua vez facilita a absorção de cálcio e fortalece os ossos, evitando lesões na coluna.
Cuidado com as quedas e brincadeiras
Tenha atenção às brincadeiras que acontecem na praia, em particular no caso das crianças. Os saltos e “andar às cavalitas”, por serem movimentos repentinos e inesperados, podem criar lesões. Tenha especial atenção também às quedas em piso escorregadio junto às piscinas.
Prepare as viagens longas
Antes da viagem é importante ter uma boa noite de noite de sono. Por outro lado, viagens mais longas podem ser reflexo de mais bagagem, logo, mais peso. Divida o peso por mais do que uma mala e prefira malas com rodas. Numa viagem de avião, se dormir opte por uma almofada de apoio para o pescoço e para aliviar a tensão provocada por estar muito tempo sentado, posicione uma almofada na lombar e levante-se para exercitar as pernas.
CONCLUSÃO
Durante as férias é importante aproveitar o tempo em família e com amigos, mas não devemos descurar a saúde das nossas costas.
Prevenir é a melhor forma de evitar lombalgias de verão. Por isso, além destas dicas, opte por dormir num colchão que assegure um correto alinhamento da coluna e evite as dores nas costas.
De igual forma, privilegie uma almofada que assegure o correto alinhamento da sua coluna, prevenindo o surgimento de lombalgias e garantindo o bem estar das suas costas.
Siga estes conselhos e desfrute do verão com qualidade de vida. E uma dica final extra: beba muita água! Afinal, as suas articulações precisam estar muito bem hidratadas.